Bolo Luís Felipe de Pernambuco

Texto e fotos de Eduardo Gazal

Este bolo certamente está incluído nas categorias dos “Doces de Família” e “Doces de Casa Grande”. Atualmente, não é encontrado com facilidade nas padarias do Recife, porém sua receita é conhecida, principalmente, pelos confeiteiros caseiros e padeiros profissionais.

Sua composição original recebia um ingrediente um pouco incomum na doçaria atual. Trata-se do queijo do reino ralado. Com o passar dos tempos foi substituído pelo queijo parmesão e recebeu também a adição de novos ingredientes como leite de vaca, margarina e leite condensado.

Sua fama alcançou outras regiões do Brasil, onde encontramos as denominações de bolo pudim ou bolo mole, por exemplo.

Nesta publicação vamos transcrever duas receitas mais antigas, extraídas dos livros “Açúcar” (1939) de Gilberto Freyre e a “A Saga do Açúcar” (2010) de autoria de Fátima Quintas.

Bolo Luís Filipe – Receita do livro “Açúcar”

10 ovos, sendo 4 com as claras, 2 ½ xícaras de farinha de trigo, 3 colheres de queijo-do-reino ralado, leite de um coco com pouca água, 3 colheres de manteiga, 5 xícaras de açúcar para fazer mel que fique em ponto de fio.

Depois de juntar os ingredientes põe-se sobre eles mel quente e vai-se mexendo.
Unta-se a fôrma e leva-se ao forno.

Receita conservada por um ramo da família Souza Leão.

Bolo Luís Felipe – Receita do livro “A Saga do Açúcar”

6 ovos inteiros caipiras; 800g de açúcar refinado; 200g de manteiga; 1 coco grande tirado o leite puro; 1 pires de queijo do reino ralado; 200g de farinha de trigo; 1 colher de café de sal.

Modo de preparar

Tire o leite de coco que antes deve ter sido raspado bem fino (leve ao fogo para ficar quente e facilitar a retirada do leite puro). Jogue o bagaço que restou do coco no liquidificador com 2 copos de água quente, para extrair o leite ralo. Peneire-o. Junte 800g de açúcar a esse leite ralo. Leve ao fogo para ser feita uma calda um pouco grossa, sem deixar fiar. Quando a calda estiver pronta, apague o fogo e coloque na calda quente as 200g de manteiga e o queijo ralado. No momento em que a manteiga e o queijo derreterem, adicione a farinha de trigo, o leite de coco puro que esteve reservado e os ovos um a um peneirados. Misture bem e bata um pouco para depois assar em fôrma untada de manteiga e polvilhada de farinha de trigo. Forno quente. Mais ou menos 45 minutos para assar. Retire o bolo da fôrma totalmente frio, pois fica como se fosse um pudim consistente. Se quiser, pode bater tudo no liquidificador.

SERVIÇO

Eduardo Gazal
eduardogazal@gmail.com