As barracas de frutas de Alhandra

Texto e fotos por Eduardo Gazal

No caminho entre a Paraíba e Pernambuco, trafegando pela rodovia federal BR 101, quase na divisa entre os dois Estados, encontramos o município de Alhandra. Na localidade de Mata Redonda aparecem as barracas de frutas. São pontos multicoloridos na estrada que chamam nossa atenção. Em viagens noturnas, são apenas estruturas rústicas de madeira à beira da estrada, mas durante o dia, quando recebem suas mercadorias, enfeitam e embelezam o caminho.

As barracas com suas frutas desviam nosso olhar do asfalto negro, é impossível não perceber e admirar, realmente uma exposição de cores encantadora. O sabor das frutas é outro ponto de destaque. A maioria dos vegetais é produzida na região e em outros Estados do Nordeste. As frutas podem ser consumidas in natura ou compor receitas da doçaria regional.

Veja alguns exemplos de frutas oferecidas nas barracas: Abacate, Banana, Jaca, Siriguela ou Seriguela, Sapoti ou Sapóta, Mamão, Melão, Uva e Mangas, Espada ou Rosa.

Na série de fotos dedicada a este pequeno “Oásis” de cores e sabores, tentamos captar um pouco da beleza natural da nossa terra chamada Brasil. Um fator negativo: As barracas e seus proprietários estão sempre com um problema a resolver. Rumores que falam da desativação das barracas sempre causam apreensão aos vendedores e consumidores, ameaçando o ponto tradicional da região.

SAIBA MAIS

Para ampliar nosso universo de conhecimentos em torno das frutas do Brasil, recomendamos duas publicações sobre o tema:

O doce da fruta tropical
Postado em 19/05/2022 by Museu do Açúcar e Doce