Por Eduardo Gazal
Fotos de Maria Eduarda Gazal
Para esta publicação escolhemos uma região específica entre o mar e a mata atlântica, onde existe uma localidade que é conhecida entre os moradores como Vale da Lua.
O vale se localiza nos arredores da Praia de Gaibu, no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco.
É um lugar onde ainda encontramos doceiras que conservam a tradição da “feitura” de licores e doces artesanais. Conhecem e utilizam receitas antigas, transmitidas através das gerações.
A base de todas as receitas são as frutas da região, que aparecem em épocas específicas, portanto sazonais, além das que estão disponíveis durante todo o ano.
Os doces e licores são vendidos nas portas das casas, terrenos à beira das estradinhas de terra e barzinhos da região.
Vejamos alguns exemplos de frutas para a elaboração dos doces: Caju, Jaca, Goiaba, Tamarindo, Cupuaçu, Jenipapo, Banana, Coco e Mamão.
Os doces são elaborados nas versões em calda ou com açúcar cristalizado. A passa de caju recebe um tratamento diferenciado que vamos explicar em nosso web vídeo.
Os principais licores são produzidos com Tamarindo, Jenipapo e Cupuaçu.
Segundo relatos dos entrevistados, representantes da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) visitaram a região. Acredito ser uma forma de unificar o “saber fazer da receitas” com o espaço geográfico em que são produzidas. Os moradores ainda aguardam um pronunciamento oficial da organização.
Enfim, ficamos muito satisfeitos em encontrar a produção de doces e licores e poder provar das iguarias, registrando em fotos e web vídeo um pouco do trabalho que é desenvolvido e que continua ativo nos dias atuais.
Web vídeo: A Passa de Caju de Dona Conceição
Apresentamos o depoimento de Conceição Rocha, há mais de quarenta anos produzindo as receitas, uma das doceiras tradicionais da região de Gaibu, Litoral de Pernambuco.
Dona Conceição conta um pouco do processo de elaboração da “Passa de Caju”. Confira!
Para as pessoas que pretendem visitar a região pela primeira vez sugerimos que perguntem aos moradores locais, afinal estamos em uma região mista entre a praia e a zona rural de Pernambuco. Conversando a gente se entende, sinais de celular e internet não estão disponíveis em algumas localidades.
SERVIÇO
As entrevistas e imagens foram coletadas em 21/10/2020 com depoimentos de Dona Conceição Rocha e Lucas Alves da Rocha no “Recanto da Natureza Rocha e Conceição” ou conhecido também como “Bar do Rocha”
Estrada de Calhetas – Gaibu – Cabo de Santo Agostinho – PE
E-mail: lucas-alves170@hotmail.com