Fala-se muito de inovação, e nem sempre as inovações são benéficas ou resultam em produtos interessantes; contudo, trago uma inovação exitosa. Refiro-me ao bombom-de-cartola, uma interpretação gastronômica no campo da confeitaria, que é feito a partir de uma receita clássica da doçaria pernambucana popularmente conhecida como cartola.
Assim, vamos inicialmente conhecer a receita original da cartola. A cartola é um preparo muito simples, e nasce da união da banana, geralmente a banana-prata, cortada em fatias, e posta numa frigideira para assar, e depois, sobre a banana, coloca-se um pedaço de queijo de manteiga, tipo de queijo cozido também muito popular nos hábitos alimentares do Nordeste.
Finaliza-se este processo culinário com mistura de açúcar e canela em pó, que é polvilhada sobre este preparo, e assim a cartola estará pronta para o consumo; sendo uma sobremesa muito tradicional e do agrado geral na região.
Destaque é que esses ingredientes são, na maioria, ingredientes do cotidiano, o que facilita a preservação deste hábito de se fazer cartola, como sobremesa, como um lanche da tarde.
Daí vem o “bombom-de-cartola”. Ele é o cumprimento desta receita tradicional, sendo o recheio de cartola assado enrolado pela massa filo como se fosse um papel de bombom.
Uma delícia! E agora acompanhado com sorvete de creme, mais gostoso ainda.
Texto: Raul Lody
Foto: Jorge Sabino

