Civilização do Açúcar

Algumas referência bibliográfica sobre a Civilização do Açúcar.
Boa leitura!

  • SOLER, Vicente Joaquim. Dezessete cartas de Vicente Joaquim Soler, 1636-1643. Rio de Janeiro: Index, 1999. (Brasil holandês)
    Conteúdo:

p. 13: O forte marítimo e armazéns de açúcar em chamas durante a conquista do Recife em 1630. Pormenor de Iehan Blaeu, Olinda di Pernabuco, 1648, fol. 2. Biblioteca Universitária de Leiden.

p. 41: Conquista de Pernambuco pelo General Lonq, 1630. Pormenor de: Hanc tabulam continens laetam Pharnambuci victoriam… Desenho da grata vitória de Pernambuco. Amsterdam: Claes Jansz Vischer, 1630. Água-forte e gravura; 36,5 x 69,5cm. Biblioteca Universitária de Leiden.

p. 47: Emblema das quatro capitanias que constituíam o Brasil holandês. Pormenor de Ielan Blaeu, Olinda de Pernabuco, 1648, fol. 3. Biblioteca Universitária de Leiden.

  • SCHMALKALDEN, Caspar. Um engenho de açúcar |movido| a água. In: _____. A viagem de Caspar Schmalkalden de Amsterdã para Pernambuco no Brasil. Rio de Janeiro: Index, 1998. (Brasil holandês). v. 2: 15.
  • SCHMALKALDEN, Caspar. Um engenho de açúcar |movido| a cavalo. In: _____. A viagem de Caspar Schmalkalden de Amsterdã para Pernambuco no Brasil. Rio de Janeiro: Index, 1998. (Brasil holandês). v. 2: 17
    Tradução do texto que acompanha as imagens:
    Sobre os engenhos de açúcar nas Índias Ocidentais e Orientais
    Há dois tipos de engenhos de açúcar, quais sejam, engenhos de água e engenhos de bois: os engenhos de água são os melhores, quando há oportunidade para construí-los. Moem mais açúcar muito mais rapidamente do que os engenhos de bois. Estes, por seu lado, não custam tanto e podem ser levados para todos os lados, porém, são mantidos alguns bois todo o tempo para essa finalidade.
    Todo o mecanismo consiste principalmente de três fortes rolos de madeira resistente, cujo eixo médio possui, ao seu redor, fortes traves e os outros têm dois fortes mecanismos, no meio dos quais as traves entram em ação ao girarem. Os três rolos são guarnecidos e protegidos em cima e em baixo por fortes anéis de ferro. Estão tão juntos um dos outro, que mal se pode ver por entre eles, e, quando o do meio é girado, também os outros têm que girar, um para fora e o outro para dentro.
    Quando os engenhos estão em funcionamento, duas ou três pessoas têm que estar presentes continuamente:uma, a que enfia a cana entre os rolos, de fora para dentro, e as outras duas do outro lado dos rolos, apanham a cana triturada e a enfiam novamente entre o outro rolo, que gira em direção oposta. Assim, a cana sai de novo por este lado…
  • SCHMALKALDEN, Caspar. Sobre a qualidade |e| a fertilidade da terra do Brasil e especialmente sobre o açúcar e suas diferentes espécies. In: _____. A viagem de Caspar Schmalkalden de Amsterdã para Pernambuco no Brasil. Rio de Janeiro: Index, 1998. (Brasil holandês). v. 2: 180-186.
    Tradução do manuscrito:
    |…| Em Pernambuco e Olinda o dia mais longo |é| de 13 horas e o mais curto de 11 horas. Antes disso, na parte do amanhecer, um pouco de névoa e vapor, porém, diariamente e na hora certa, chega do mar um vento agradável e delicado que tudo refresca, abranda o calor, expulsa a névoa e proporciona um ameno clima de verão. |…| A maioria das solicitações desta terra consiste de açúcar e do pau-brasil, com o que se tingem os panos, se bem que os portugueses outrora tenham levado para lá quase todas as frutas e outros arbustos comuns na Europa. Porém, como o açúcar é plantado, cresce e é moído, já foi informado anteriormente de forma satisfatória. Aqui queremos ainda anexar o que segue sobre a natureza, qualidade e diferenças de açúcar. |…| Há , porém, espécies diferentes de açúcar, pois primeiramente há um açúcar mole, depois há um endurecido e seco. Há também várias espécies de açúcar duro e seco, a primeira chama-se de açúcar Hut, a outra açúcar misturado, a terceira açúcar Candi |…|, a quarta açúcar Penídico. |…|

Museu do Açúcar e Doce

  • SCHMALKALDEN, Caspar. Descrição do Brasil holandês e das cidades, aldeias, e moinhos de açúcar nele localizadas, bem como portos marítimos, rios, etc. In: _____. A viagem de Caspar Schmalkalden de Amsterdã para Pernambuco no Brasil. Rio de Janeiro: Index, 1998. (Brasil holandês). v. 1: 66-119. Possui alguns mapas.
    Tradução do manuscrito:
    |…| Entre as Capitanias ou Províncias já mencionadas, Pharnambuco ou Pernambuc – que em língua brasileira significa, tanto um penhasco alto, contra o qual a água se arroja (penhasco esse, que é visto próximo da ilha de Itamaracá), ou a boca do inferno – é a maior e mais frutífera, a qual, no mar, dista 60 milhas entre a saída do rio Francisco e a região de Itamaracá.
    O mui estimado Príncipe João Maurício de Nassau concedeu às tropas principais da província em seu brasão |a figura de| uma virgem, que observava a si própria em um espelho com admiração e segurava na mão direita uma cana-de-açúcar – como se a Província fosse modelada pela beleza e pela fertilidade. As cidades ou povoações, nas quais os portugueses residiram, são no total três. A maior é a capital Olinda. |…|
    |…| As aldeias são Moribeca, St. Laurentz, St. Anton, St. Mari e outras mais. No total, devem existir construídas nesta Capitania setenta povoações ou aldeias, onde o açúcar é produzido. |…|
  • CONQUISTA Neerlandesa, 1624. In: FERRÃO, Cristina; SOARES, José Paulo Monteiro (Eds.). Dois manuscritos portugueses sobre a conquista neerlandesa, 1624 e reconquista luso-espanhola, 1625 de Salvador da Bahia no Brasil. Rio de Janeiro: Index, 1999. (Brasil holandês). p. 37-61. Manuscrito português sobre a Conquista Neerlandesa de Salvador da Bahia (1624). Manuscrito anônimo; 20x15cm; Biblioteca Universitária de Leiden. Cod. Voss. G. G. Q 14².
    Conteúdo:
    p. 57: Fabricação de açúcar. Reprodução de Gulielmus Piso, De India utriusque Re Naturali et Medica Libri XIV, 1658. Biblioteca Universitária de Leiden.
  • PISCATOR, Nicolau João. Vista do Recife. In: FERRÃO, Cristina; MONTEIRO, José Paulo (Eds.). Documentos da Biblioteca Universitária de Leiden. Rio de Janeiro: Index, 1997. (Brasil holandês). p. 55. Fundação Atlas Van Stolk, Roterdã.
    Conteúdo:
    Imagem 1: Mapa colorido com detalhe de engenho de açúcar à direita.
    Imagem 2: Detalhe do Engenho de açúcar.
  • WAGENER, Zacharias. “Cana de çuquere”. In: _____. O “Thierbuch” e a “autobiografia” de Zacharias Wagener. Rio de Janeiro: Index, 1997. (Brasil holandês). p. 112-113.
    Tradução do texto que acompanha os desenhos (1634?):
    A “Zuckerrohr” ou “Zuckerschilf” é cheia de suco doce em seu interior; por fora apresenta muitos nós ou articulações e é plantada duas vezes por ano, ou seja nos meses de agosto e janeiro, da seguinte maneira: fazem-se ao longo do campo compridas fileiras com um palmo de altura a partir do solo, tantas quanto comporte o terreno, de modo a sempre deixar entre duas delas um espaço de meia braça. Em seguida, a cana-de-açúcar é plantada aos pedaços, no tamanho aqui desenhado, umas seguidas das outras, ao longo da parte alta das fileiras, de forma a que os pedaços alcancem uns aos outros e se toquem e, em seguida, são de novo totalmente cobertos de terra. Ao final de oito, dez ou doze meses, depois de chegar a época própria e estando a cana-de-açúcar grande o suficiente, |a planta| é cortada, levada para o engenho, sendo o suco espremido, fervido em amplos tachos para o preparo do açúcar, |que é feito| sob fogo alto e à custa de grande calor e muita fadiga.
  • WAGENER, Zacharias. “Ingenho Masçiappe”. In: _____. O “Thierbuch” e a “autobiografia” de Zacharias Wagener. Rio de Janeiro: Index, 1997. (Brasil holandês). Prancha 102. p. 186-187.
    Tradução do texto que acompanha o desenho (1634?):
    Deste modo são construídos os engenhos: vê-se comumente as moradas sobre elevados morros; os engenhos, a água ou a bois, embaixo na orla ou no sopé. A igreja ou capela que, embora pequena, é habilmente construída com pedra resistente, fica não longe da casa de morada, mais ou menos à distância de um tiro de pistola, em um caminho trilhado ou em outro local movimentado.
  • WAGENER, Zacharias. “Uma informação sobre como por aqui se constróem os engenhos de açúcar”. In: _____. O “Thierbuch” e a “autobiografia” de Zacharias Wagener. Rio de Janeiro: Index, 1997. (Brasil holandês). Prancha 108. p. 200-201.
    Tradução do texto que acompanha os desenhos (1634?):
    A: Grande roda mova à água, como as rodas dos moinhos da Alemanha.
    B: Grande roda de engrenagem, que é acionada pelas menores, junto com os eixos.
    C: Pequena roda de engrenagem, que se move junto com a pequena roda d’água.
    D: Grande eixo, que move os pequenos.
    E: Pequenos eixos que, junto com o eixo maior, são chamados de moenda e entre os quais se espreme a cana.
    F: Recipiente para o qual escorre o doce caldo da cana espremida.
    G: Canaleta de pedras subterrânea, através da qual o caldo é conduzido a um grande recipiente de pedra, de onde é retirado e levado para um barril muito grande de madeira e daí corre através de uma longa canaleta para os grandes tanques da casa das caldeiras.
  • WAGENER, Zacharias. “Explicação sobre a ‘Caza de Calderas’ ou ‘Kesselhause’.” In: _____. O “Thierbuch” e a “autobiografia” de Zacharias Wagener. Rio de Janeiro: Index, 1997. (Brasil holandês). Prancha 109, p. 204-205.
    Tradução do texto que acompanha os desenhos (1634?):
    H: Mostra como o caldo corre para a grande caldeira.
    I: A grande caldeira ao lado dos tachos ou caldeiras pequenas, em fila.
    K: Os tachos nos quais o melado será repassado.
    L: Os barris para os quais o açúcar retornará, quando vier dos tachos.
    M: Barris com cinza, para os quais transporta-se o açúcar a fim de ser clareado.
    N: Tanques com água para resfriar o melado nas caldeiras.
    O: Barril de pedra enterrado chamado jarro, para o qual escorre a escuma do açúcar, aproveitada para engordar animais como porcos e cavalos.
  • ADONIAS, ISA; FURRER, Bruno (Orgs.). Mapa: imagens da formação territorial brasileira.
    Rio de Janeiro: Fundação Emílio Odebrecht, 1993.
    Conteúdo:

p. 165: Visscher, Claes Jansz|oon| |=Piscator, Nicolaus Ioannis| (1587-1652). Conquista de Olinda e do Recife pelos holandeses sob o comando do General do Mar Hendrick Corneliszoon Lonck, em 1630. Na parte superior: vista que mostra a Ilha de Antônio Vaz, o “Povo” (Recife) e Olinda, sendo atacada pela esquadra holandesa. Na parte central: mapa propriamente dito abrangendo o Recife, Olinda e arredores. Duas ilustrações mostram, à esquerda, o mapa do Brasil, e, à direita, um engenho de açúcar em funcionamento. Nas partes lateral e inferior: texto em holandês e francês, em dez colunas, relatando o que se passou por ocasião da conquista de Pernambuco.

p. 166: Selo do Concelho Supremo do Brasil. Timbrado pelo Leão Neerlandês que encima o escudo com os brasões concedidos por Maurício de Nassau às quatro capitanias do Brasil holandês: Pernambuco, Itamaracá, Paraíba e Rio Grande do Norte\; ao centro, um navio de velas enfunadas, emblema da Companhia Privilegiada das Índias Ocidentais. Reprodução de uma das dez raríssimas xilogravuras holandesas representando os selos e brasões concedidos por Maurício de Nassau no período da dominação holandesa do Brasil. Foram encontradas entre os papéis do historiador batavo Gerard Schaep, que pretendia publicar uma obra completa sobre selos e medalhas, para a qual mandou confeccionar as xilogravuras.

p. 171: Engenho de açúcar. Detalhe do mapa Praefectura Paranambucae pars borealis una cun praefectura de Itamaracá. 1643. gravura Barlaeus, 1647, 3

p. 178: Grande selo do Concelho de Justiça no Brasil. Timbrado pelo Leão neerlandês, o escudo conte os brasões das quatro capitanias do Brasil holandês: Pernambuco, Itamaracá, Paraíba e Rio Grande do Norte, tendo ao centro um navio de velas enfunadas, emblema da Companhia Privilegiada das Índias Ocidentais. Ao lado, a figura da virgem Astréia segurando numa das mãos a espada vingadora dos crimes e abalança das transações comerciais, segundo a descrição de Gaspar Barlaeus. Baseado numa xilogravura que faz parte de uma série de dez, raríssima, representando os selos e brasões concedidos por Maurício do Nassau. – desenho

p. 179: Brasões concedidos por Maurício de Nassau às capitanias de Itamaracá (três cachos de uva, por não haver em parte alguma do Brasil lugar que as produzisse tão belas quão suculentas) e de Pernambuco (uma donzela mirando-se em um espelho e segurando na mão uma cana-de-açúcar, símbolo da uberdade do solo). – gravura Jan van Brosterhuisen. detalhe das pranchas 18 e 35 de Barlaeus, 1647

  • Golijath, Cornelis Sebastiannzoon (1610/1620-1662/-?) |Mapa exato da situação de Olinda de Pernambuco, Cidade Maurícia e o Porto do Recife. Junto com as suas terras, aldeias, rios, fazendas, fortes e engenhos de açúcar, como suas plantações de cana e outras circunstâncias. Desenhado por Cornélio Golyath, cartógrafo de Sua Excelência J. Maurício de Nassau. E agora por ele enriquecido com as fortificações e entrincheiramentos feitos pelos portugueses infiéis, a modo de assédio, e as obras e baterias para defesa a cargo da Companhia Privilegiada das Índias Ocidentais. Impresso nos Países Baixos por Claes Jansz. Visscher. Ano de 1648|.
    Obs.: É sem dúvida a melhor planta do Recife sob o domínio holandês, tanto pela representação cartográfica, quanto pela riqueza de informações. Insertos: Cidade Maurícia e Recife. – Friburgo, “corte do Conde João Maurício de Nassau” (cercado por um parque com árvores frutíferas e plantas exóticas).

p. 182: Casa do senhor do Engenho da Torre, perto de Pernambuco, 1821. – litografia C. Shoosmith 16×21,5cm; Henderson, 1821, 390-1

p. 190: Engenho de açúcar da Torre e planta do seu interior. – litografia C. Shoosmith 16×21,5cm; Henderson, 1821, 392-3

  • DEBRET, Jean Baptiste. Canne à sucre (cana-de-açúcar). In: BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos viajantes. 2. ed. São Paulo: Metalivros; Rio de Janeiro: Objetiva, 1999. p. 86: 453.
    Aquarela sobre papel 7,9×24,9cm – Museus Castro Maya, Rio de Janeiro.
  • MARGGRAF, Georg (Des.); BLAEUS, Johanes (Ed.) Brasilia Qua Parte Paret Belgis, Amsterdam, 1647. In: BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos viajantes. 2. ed. São Paulo: Metalivros; Rio de Janeiro: Objetiva, 1999. p. 135: 146.
    Gravura em metal aquarelada, 121×165,5cm. Coleção Pedro Franco Piva, São Paulo.
    Mapa rural do território brasileiro sob domínio holandês.
  • PISO, Gulielmus |Guilherme|. |Gravura| In: _____. Reys boeck van het rijk Brasilien, Rio de la Plata ende Magalhaes, daer in te sien is de gheleghentheyt van hare landen ende steden haren. Canin, 1624. |Diário da viagem das riquezas do Brasil, Rio da Prata e Magalhães, onde se registra a situação dos países e cidades bem como dos usos e costumes.
    Apud: PEREIRA, Paulo Roberto (Org.). Brasiliana da Biblioteca Nacional: guia de fontes sobre o Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2001. p. 199.
    Conteúdo:
    Cenas cotidianas da capitania de Pernambuco podem ser identificadas nessa gravura (Mandiocken, berey…; Süycken movlen).
  • POST, Frans. Praefectura Pernambucae pars Borealis, una cum Praefectura de Itâmâracá. 1647. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. A travessia da calunga grande: três séculos de imagens sobre o negro no Brasil (1637-1899). São Paulo: Imprensa Oficial: Edusp, 2000. p. 269.
  • A SUGAR mill. 1816. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. A travessia da calunga grande: três séculos de imagens sobre o negro no Brasil (1637-1899). São Paulo: Imprensa Oficial: Edusp, 2000. p. 333. Autoria não identificada. Gravura colorida |196|.
  • RUGENDAS, Johann Moritz. Moulin à sucre. In: _____. Viagem pitoresca através do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1989. (Reconquista do Brasil, 3. série, v. 8). 4. Div. Pl. 9.
  • Aa, Pieter van der. Moulins à sucre du Brésil. In: SILVA, Leonardo Dantas; SILVA, Geraldo Gomes da; TARASANTCHI, Ruth Sprung (Eds.). Açúcar: a civilização que a cana criou. Recife: Bandepe, 2002. p. 14.
    Conteúdo:
    Engenhos do Brasil. Buril. 1729(?). 13x17cm. La Galerie Agréable du Monde, v. 66, lam. 63. Acervo Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro.
  • POST, Frans. Praefectura Paranambuca pars Borealis. In: SILVA, Leonardo Dantas; SILVA, Geraldo Gomes da; TARASANTCHI, Ruth Sprung (Eds.). Açúcar: a civilização que a cana criou. Recife: Bandepe, 2002. p. 34.
    Conteúdo:
    Gravura em cobre aquarelada, 1647. 17x32cm. Acervo Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro.